A quarta-feira foi de muita emoção e jogos decisivos no encerramento da rodada 5 da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA. 

Em dia cheio da Champions League, foram oitos jogos dos times dos grupos A, B, C e D. O principal confronto foi City x PSG. 


De virada, City vence com gol de Jesus

O Manchester City venceu de virada por 2 a 1, chegou aos 10 pontos, garantiu a liderança do grupo A e a classificação às oitavas.

Os gols do jogo saíram no segundo tempo. Mbappé abriu o placar aos 4 minutos. Sterling empatou aos 17, e Gabriel Jesus virou aos 30.

Gabriel Jesus chegou a 19 gols na história da Champions. Nesta temporada pelo City, o brasileiro tem cinco gols e seis assistências em 15 jogos.

Neymar, no entanto, chegou a 8 jogos sem marcar na Champions. Com 41 gols, ele é o brasileiro que mais balançou as redes na competição.

Mesmo com a derrota, o Paris-Saint Germain também avançou para a próxima fase da Liga dos Campeões da UEFA. O PSG tem 9 pontos.

A equipe francesa, porém, só confirmou a sua vaga nas oitavas por causa da derrota do Brugge para o RB Leipzig por 5 a 0.

Liverpool embalado e Milan segue vivo

No grupo B, o Liverpool segue embalado. Poupando alguns titulares, o time inglês venceu o Porto por 2 a 0 e manteve 100% de aproveitamento. 

Com um golaço de Thiago Alcântara e outro lindo gol de Salah, os Reds fizeram a alegria da torcida no Anfield com mais uma vitória. 

Além disso, a quinta vitória em cinco rodadas do Liverpool até aqui na Champions League embola ainda mais a disputa pela segunda vaga do grupo. 

Isso porque o Milan venceu o Atlético de Madrid fora de casa por 1 a 0 com um gol de cabeça do brasileiro Junior Messias.

Aliás, essa foi a primeira vez que o jogador brasileiro balançou a rede pela equipe italiana, e logo numa partida decisiva da Liga dos Campeões.

Com 5 pontos, o Porto é o segundo. Milan e Atlético de Madrid vêm na sequência, com 4. Italianos estão em terceiro pelo melhor saldo.


Real Madrid e Inter se classificam

Com gols de Alaba, Kroos e Benzema, o Real Madrid venceu o Sheriff por 3 a 0, na Moldávia, e garantiu vaga antecipada nas oitavas de final.

Os brasileiros Éder Militão, Casemiro, Vinícius Jr. e Rodrygo começaram entre os titulares do Real Madrid. O último foi quem mais se destacou no jogo.

O Real lidera o Grupo D com 12 pontos, seguido pela Inter, que tem 10. Em terceiro com 6, o Sheriff jogará a Liga Europa.  

Também pelo Grupo D, a Internazionale confirmou o favoritismo e venceu o Shakhtar Donetsk por 2 a 0, com gols de Dzeko, no Giuseppe Meazza.

Com o resultado e a derrota do Sheriff, a equipe italiana avançou às oitavas de final da Champions League dez anos após a última classificação. 

Na rodada final, no dia 7 de dezembro, Real Madrid e Internazionale se enfrentam no Santiago Bernabéu e um empate garante os merengues em primeiro.


Ajax segue 100% e Sporting avança

Pelo Grupo C, o Ajax venceu de virada o Besiktas por 2 a 1, em Istambul. Com dois gols, Haller alcançou Lewandowski na artilharia (9).

Líder isolado e classificado, a equipe holandesa – como Bayern e Liverpool – manteve o 100% de aproveitamento, com 15 pontos, deixando o Besiktas zerado na lanterna.

No outro jogo do Grupo C, o Sporting ganhou do Borussia Dortmund por 3 a 1, em Lisboa, e garantiu a classificação de forma antecipada. 

Pedro Gonçalves, com dois gols, foi o destaque da partida. Ele ainda perdeu um pênalti, mas Pedro Porro marcou. Mallen diminuiu para o time alemão.

Essa foi a segunda classificação da história do Sporting para as oitavas de final da Champions League – a anterior havia sido na temporada 2008/2009.

O campeão português chegou aos 9 pontos e assumiu a segunda posição. Em terceiro, o Borussia tem 5 pontos e vai para a Liga Europa.

No momento, são 11 equipes classificadas às oitavas da Champions: Ajax, Bayern, Chelsea, Inter, Juventus, Liverpool, City, United, PSG, Real e Sporting. Restam 5 vagas. 


Confira os jogos da 6ª rodada e última da fase de grupos da Liga dos Campeões:

Terça-feira (07/12)

GRUPO A

  • Paris-Saint Germain x Brugge – 14h45 (Parc des Princes)
  • RB Leipzig x Manchester City – 14h45 (Arena de Leipzig)

GRUPO B 

  • Porto x Atlético de Madrid – 17h (Estádio do Dragão)
  • Milan x Liverpool – 17h (San Siro)

GRUPO C

  • Borussia Dortmund x Besiktas – 17h (Westfalenstadion)
  • Ajax x Sporting – 17h (Johan Cruijff Arena)

GRUPO D

  • Real Madrid x Internazionale – 17h (Santiago Bernabéu)
  • Shakhtar Donetsk x Sheriff – 17h (Olímpico de Kiev)

Quarta-feira (08/12)

GRUPO E

  • Bayern de Munique x Barcelona – 17h (Arena de Munique)
  • Benfica x Dynamo de Kiev – 17h (Estádio da Luz)

GRUPO F

  • Manchester United x Young Boys – 17h (Old Trafford)
  • Atalanta x Villarreal – 17h (Atleti Azzurri D’Italia)

GRUPO G

  • RB Salzburg x Sevilha – 17h (Salzburg Arena)
  • Wolfsburg x Lille – 17h (Volkswagen Arena)

GRUPO H

  • Juventus x Malmö – 17h (Juventus Stadium)
  • Zenit x Chelsea – 17h (São Petersburgo)